O que é Inbound e Outbound Marketing

Inbound e Outbound Marketing

Conceito Inbound Marketing

inbound marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, tem como principal estratégia compartilhar um determinado conteúdo para um público-alvo específico, ou seja, ao invés de divulgar seu produto para várias pessoas, a empresa, ao utilizar o Inbound Marketing, o divulgará apenas para quem apresente interesse no produto ou serviço.

Diferente do Outbond Marketing, é que o Inbound ao divulgar apenas um conteúdo relevante, fará com que as pessoas procurem pela empresa. Dessa forma, atraindo clientes e fazendo com que os mesmos vão até você. E não ao contrário. O Inbound Marketing é capaz de despertar o interesse das pessoas em conhecer o que a empresa tem a lhe oferecer.

Podemos dizer que o Inbound funciona como um ímã que atrai consumidores quando eles estão à procura de um determinado produto ou serviço.

Inbound Marketing x Outbound Marketing

Para podermos citar as principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing, primeiramente, temos que relembrar que muita coisa mudou de alguns anos para cá, inclusive o comportamento do consumidor perante ao crescimento da internet.

Hoje em dia, não é a mais a empresa que tem o controle do que o consumidor escolhe. Muito pelo contrário. O consumidor passou a escolher não apenas o que irá consumir, mas os meios pelo qual irá consumir, e as mensagens que deseja receber ou não.

Em resumo, o Outbound é aquele tipo de propaganda com o qual estamos habituados: outdors, anúncios em televisão, rádios ou jornais, telefonemas ou até mesmo e-mails. Ele busca atingir um número máximo de pessoas, mas nem sempre o resultado é eficiente.

Sem contar que para uma empresa anunciar em diversas mídias, o investimento geralmente é muito alto. Ou seja, a empresa paga caro para muitas vezes não obter o retorno desejado.

Por outro lado, o Inbound utiliza meios como redes sociais ou blogs para atingir um público em específico e, com isso, o custo investido em propagandas é menor e os resultados são medidos de maneira rápida e precisa.

Vantagens do Inbound Marketing 

Uma das principais vantagens do Inbound Marketing, é que este permite uma comunicação direta entre cliente e empresa, dessa forma, proporcionando um relacionamento duradouro entre ambas partes, podendo resultar na venda.

Ao divulgar a sua marca em sites ou redes sociais, o Inbound Marketing não interrompe o consumidor, como acontece quando a divulgação é feita através dos meios tradicionais, como televisão, rádios ou jornais. Dessa forma, o consumidor não sente que está sendo bombardeado com informações e propagandas.

inbound marketing de sucesso

Ao criar uma estratégia para atingir o público certo, o Inbound oferece ao seu público somente coisas que interessem a ele. Criando assim, uma relação de confiança e uma aproximação entre empresa e consumidor. Uma vez que o último sentirá que a empresa está interessada nas suas necessidades. Tornando possível um feedback.

Tendo esse feedback, ao saber exatamente o que o seu cliente procura, a empresa poderá oferecer para ele o melhor produto ou serviço, aumentando assim as chances de venda e encurtando o caminho que leva até essa etapa final.

Etapas do Inbound Marketing

inbound marketing etapas

Para que o Inbound Marketing seja eficiente, é necessária muita pesquisa que levará a empresa a criar apenas conteúdo relevante para o seu público-alvo. Para isso, o Inbound Marketing é dividido em cinco passos. Sendo eles:

Atração

Essa primeira etapa consiste em chamar a atenção das pessoas através de um conteúdo relevante, fazendo com que as mesmas tenham interesse pelo produto ou serviço que está sendo oferecido e, dessa maneira, tornem-se visitantes freqüentes do seu site ou blog. Além desses dois últimos meios, a atração. Se bem executada, o resultado dessa etapa será um público que realmente esteja propenso a consumir o que lhe está sendo oferecido.

Conversão

Após conseguir um número significativo de visitantes, é importante converter o máximo deles em leads, ou seja, oportunidades reais de venda, para dessa forma, avançar no processo de compra. E uma das formas para transformar o visitante em lead é o de oferecer ofertas exclusivas ao mesmo.

Venda

Nessa etapa, avaliam-se os leads para saber quem está propenso a fechar a venda, gerando oportunidades de negócios para a sua empresa. O processo de venda pode acontecer através do próprio site ou blog ou através do contato entre vendedor e cliente.


Relacionamento

Quando o cliente procura por um produto ou serviço, e entra no site da empresa, isso nem sempre quer dizer que ele chegará até a etapa final de compra. E sabe-se que o caminho percorrido até que o consumidor decida adquirir o produto ou serviço pode ser um pouco longo. Portanto, a etapa de relacionamento ajuda a empresa a identificar em que estágio os leads se encontram para que assim, possa acelerar o processo de compra. Essa relação pode ser feita através de e-mail marketing, newsletter, e-mails promocionais, nutrição de leads e redes sociais.

Análise

Ao investir no Marketing Digital, a empresa pode ter um feedback rápido dos seus investimentos e avaliar os seus resultados. Através de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, é possível monitorar como o público está reagindo ao seu site, posts, pois estas ferramentas disponibilizam dados de quantas pessoas foram atingidas pelos seus anúncios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *